
Espécies raras e até ameaçadas de extinção são avistadas no Sesc Praia Formosa
março 18, 2025
Sesc-ES lança Projeto Dente de Leite com ações educativas sobre saúde bucal para crianças
março 20, 2025Sesc ES participou do evento organizado pelo The Global FoodBanking Network, entre os dias 17 e 20 de março, em Medellín
O diretor de Programas Sociais do Sesc-ES, Romulo Gomes, representou o Espírito Santo no Encontro de Bancos de Alimentos da América Latina 2025, na Colômbia, organizado pelo The Global FoodBanking Network. O Sesc, por meio do programa Mesa Brasil, foi a única instituição brasileira membro certificado da GFN presente no evento, ao lado de representantes de 17 países.
Para este encontro, o Sesc organizou uma comitiva nacional, liderada pela diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional, Janaína Cunha, com todos os núcleos regionais. Romulo Gomes, do Sesc Espírito Santo, integra o núcleo de desenvolvimento corporativo Sul-Sudeste.
“É uma honra e uma oportunidade ímpar na criação de redes de cooperação para o desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas ao aprimoramento dos sistemas alimentares que visam ampliar a doação e distribuição de alimentos a partir do maior banco de alimentos da américa latina”, afirma Romulo Gomes.
O foco principal dessa missão na Colômbia é ampliar os horizontes para desenvolvimento do programa Sesc Mesa Brasil, voltado para Assistência Social, que visa desenvolvimento comunitário, territorial e combate à fome e insegurança alimentar no Brasil.
O Sesc Mesa Brasil é um programa dos mais potentes do Sesc. Atuando em rede com o setor supermercadista, com produtores rurais e familiares, além de órgãos públicos, recebe e distribui mais de 7 toneladas de alimentos diariamente no Espírito Santo. No Brasil, o programa distribuiu mais 57 milhões de quilos de alimentos e outros insumos em todo o país em 2024. O número é o maior em 30 anos de atuação do programa, um recorde a ser celebrado.
Atualmente, a GFN é a maior fonte de recursos internacionais para o Sesc Mesa Brasil: durante a pandemia, recebemos 1 milhão de dólares. Em 2025, o Sesc Espírito Santo participa de um projeto nacional com recursos da GFN que oferta café da manhã para crianças com má nutrição.