“Memória Fotográfica da Baía de Vitória”, Curadoria de Paulo de Barros
janeiro 7, 2025“A era da imagem analógica”, curadoria de Paulo de Barros
Evento: “A era da imagem analógica”, curadoria de Paulo de Barros
Categoria: exposição de artes visuais
Abertura: 27 de setembro (sexta-feira), às 19h
Período: 27 de setembro de 2024 a 24 de janeiro de 2025
Visitação (exceto feriados): quarta a sábado, das 10h às 20h.
Local: espaço expositivo Carlo Crepaz, 4º pavimento.
Classificação: Livre
Valores: Gratuito
Sinopse:
Concomitantemente, será realizada a exposição “A Era da Imagem Analógica”, com foco educativo e na fotografia. A exposição convida os participantes a conhecerem a história da fotografia de forma interativa, com objetos, equipamentos pré-fotográficos e instalações que mesclam luz, olhar, tecnologia, curiosidade e fantasia. O projeto segue as normativas de Educação Patrimonial, visando a “alfabetização cultural” que permite ao indivíduo interpretar o mundo ao seu redor, compreendendo seu universo sociocultural e trajetória histórica. Este processo reforça a autoestima e valoriza a cultura individual. Para alcançar esses objetivos, o projeto propõe um conjunto de experiências educativas baseadas em multidisciplinaridade e interdisciplinaridade, considerando quatro aspectos:
a) Conhecimento sobre a história da fotografia por meio de experiências lúdicas e criativas, com referência à mostra sobre a Baía de Vitória.
b) O papel da fotografia na perpetuação da memória.
c) A fotografia como expressão, permitindo uma nova maneira de enxergar o mundo.
d) Noções de conservação e preservação do patrimônio fotográfico, com foco nas medidas que cada um pode adotar para prolongar a vida desses documentos.
A exposição incluirá uma abordagem sobre o papel da câmera escura no desenvolvimento da fotografia, com réplicas interativas de câmeras escuras portáteis de diferentes formatos e modelos em madeira de instrumentos pré-fotográficos. Uma lente especial, construída na Finlândia, permitirá a formação de imagens de maneira ampla em um espaço utilizado como câmera escura, criando um “efeito surpresa” para aqueles que veem o fenômeno pela primeira vez. Também estão previstos oficinas de “Conservação Preventiva de Material Fotográfico”, “Higienização, Acondicionamento, Inventário de Acervos Fotográficos” e “Cianotipia”.
O objetivo é que o público compreenda como a câmera escura contribuiu para a alfabetização em novas linguagens universais, como a fotografia e o cinema. A exposição traz, ainda, algo muito significativo que é seu potencial de circulação. Criada para que, possa passar pela mais diferente unidades e localidades do estado e fora, como uma mostra educativa de fácil montagem, diálogo com os diferentes programas e acessos a temas ligados a arte e cultura.
……
Sesc Glória
Bilheteria | quarta a sábado, das 10h às 20h.
Contatos | 55 27 3232-4750 | 4765 | 4777 | 4773
Site | sesc-es.com.br
Instagram | @sescgloria